Normas e procedimentos são fundamentais para garantir a organização necessária à produção escolar e ao fortalecimento de princípios e valores que permeiam a filosofia da escola, garantindo o convívio coletivo, responsável e solidário.
A escola é o espaço de desenvolvimento intelectual, socialização de conhecimentos e apropriação de valores. Para John Dewey, filósofo norte-americano, a escola não pode ser pensada como uma preparação para a vida, mas sim, a própria vida.
Ao formar líderes no presente e do futuro, a Kinder Kampus School crê que o aluno é o centro de uma sociedade mais justa e deve ser formado com princípios, valores e noção de normas e regulamentos em diversos tipos de locais, culturas e ambientes menores.
A Kinder Kampus School reserva ao aluno os direitos de:
●ser respeitado por toda a equipe profissional da escola e pelos colegas;
●ser considerado e valorizado em sua individualidade, sem comparação nem preferência;
●ser respeitado, sem discriminação de credo religioso, político, de raça, cor e sexo;
●ser orientado em suas dificuldades e dúvidas;
●ser ouvido em suas queixas ou reclamações;
●receber seus trabalhos e tarefas devidamente corrigidos e avaliados;
●ter garantia de que a escola cumpra sua função, oferecendo ensino de qualidade e profissionais competentes;
●receber informações contidas no Manual de Conduta de Pais e Alunos.
Dentro do ambiente escolar, os principais deveres do aluno são:
●não só quando convocado, mas em todas as situações possíveis, prestigiar as solenidades e festas sociais promovidas pela escola;
●comportar-se adequadamente dentro do ambiente escolar, respeitando professores, funcionários e colegas;
●colaborar com os professores ou com o monitor da turma na tarefa de promover a integração, a ordem e a disciplina em sala de aula;
●respeitar direção, professores e funcionários, cumprindo com atenção e delicadeza as suas determinações;
●garantir a entrega e a devolução de toda a comunicação entre a Escola e a sua família.
O que o aluno da Kinder Kampus School não deve fazer por educação e conhecimento:
●portar objetos ou substâncias que coloquem em risco a segurança alheia;
●promover jogos, rifas, excursões, bailes, coletas ou campanhas de qualquer natureza, sem a devida autorização da Coordenação e da Direção;
●desrespeitar o Processo Educacional Disciplinar;
●fazer brincadeiras de mau gosto com os colegas, tais como: esconder material, provocações, apelidos, entre outros;
●fazer uso do nome e imagens da Kinder Kampus School ou de seus professores e funcionários na internet ou em outros meios tecnológicos sem autorização prévia;
●rasurar documentos ou falsificar assinaturas em comunicações entre família - escola.
Dentre direitos e deveres do aluno, a postura do estudante adequada, pauta-se em:
Presença e postura em sala de aula
Todas as aulas são muito importantes para o processo de ensino-aprendizagem. Caso o aluno tenha algum problema que impeça sua presença, os pais ou o pŕóprio aluno deve informar os professores e/ou coordenação.
É responsabilidade do aluno, do Year 1 ao 9, respeitar os sinais de entrada para cada aula, devendo aguardar o professor dentro da sala de aula, já com o material organizado.
Durante a aula, o aluno, do Year 1 ao 9, não pode ocupar-se com qualquer atividade alheia à aula e que possibilite a distração dos demais colegas ou a sua própria (inclusive conversas paralelas durante a aula).
Material de aula - alunos de Year 1 a 9
O aluno deve estar sempre atento aos combinados que cada professor estabelece sobre o material para as aulas, devendo anotar as orientações dadas e as lições de casa.
Caso haja um esquecimento, empréstimos e devoluções de materiais podem ocorrer em quaisquer horários de intervalo e troca de aula.
Durante a aula, não é permitido pegar no armário do corredor ou em outro lugar quaisquer materiais solicitados anteriormente pelo professor. Por isso, o aluno deve organizar-se com antecedência.
Organização do material pessoal - alunos de Year 1 a 9
O aluno deve organizar seu material seguindo as orientações dos professores, organizando seu material no armário e colocando etiqueta em todos os livros, cadernos e pastas.
Os materiais sem identificação que estiverem no “achados e perdidos”, ao fim do ano letivo, serão doados.
Tarefas - alunos de K5 a Year 9
As tarefas de casa e as realizadas em sala de aula são parte da avaliação contínua do aluno. Devem ser realizadas como hábito de estudo e com responsabilidade.
As tarefas somam pontuação na composição da nota final de cada componente curricular. As tarefas de casanão entregues serão comunicadas aos pais via ClassApp.
Buraqueiras e Lockers - alunos de Year 1 a 9
As buraqueiras são usadas por alunos do Year 1 e 2.
Os lockers são usados por alunos do Year 3 a 9.
Tanto as buraqueiras quanto os lockers são espaços para que o aluno guarde seus materiais de forma organizada e centralizada, são bens coletivos que são usado pelos alunos durante o ano.
O aluno não deve guardar, em sua buraqueira ou em seu eu locker, materiais perigosos ou alimentos perecíveis.
O uso do locker é rotativo, por isso, o aluno deve usar apenas ímãs ou massinha adesiva para fixação de horários e objetos.
Para pegar materiais nas buraqueiras e nos lockers, de Year 1 a 5, o aluno deve aguardar orientações dos professores. Para alunos de Year 6 a 9, o acesso aos lockers deve ser antes do início das aulas e/ou durante os intervalos de lanche e almoço.
A escola não se responsabiliza pelos objetos de valor guardados nos lockers.
Organização e manutenção da limpeza do espaço coletivo
É responsabilidade dos alunos colaborar para a limpeza e organização da sala de aula e dos demais espaços coletivos da escola. A mochila e/ou itens do aluno não devem obstruir corredores e as passagens da sala de aula.
O aluno não deve deixar uma sala de aula ou espaço coletivo sem que esteja organizado e limpo, caso tenha uma atividade que gera resíduos.
O aluno deve jogar os resíduos produzidos (papel, plástico, resto de alimento etc.) nas lixeiras adequadas.
Circulação pela escola
A circulação do aluno não comprometer a integridade física de si e do outro, além de não poder atrapalhar aulas que são ministradas em outros ambientes.
Para circulação dentro do espaço coletivo, como piazza, quadra, laboratório, biblioteca, lounge, refeitório, playground e salas de Artes e Música:
●É proibido correr, sozinho ou em grupo, pelos corredores e rampas da escola;
●É proibido usar tom de voz (falar alto ou gritar) que perturbe alunos, professores e demais funcionários;
●O aluno deve organizar-se para aulas que ocorrem em outros espaços (laboratório e salas de música e artes);
●O aluno não deve sair da sala de aula sem autorização do professor;
●As garrafas de água do aluno devem ser abastecidas antes das aulas iniciarem.
O aluno de Year 6 a 9, em dias de avaliação, pode sair da sala após uma hora do seu início e deve dirigir-se ao local indicado pela assistente de sua turma, podendo ser a quadra, piazza, lounge, playground ou biblioteca, desde que respeite as normas acima.
Intervalos de lanche e almoço
Os intervalos de lanche e almoço são momentos de convivência e interação entre os alunos. A utilização dos espaços coletivos nos horários estabelecidos propiciam atividades recreativas e todos devem preservar o espírito esportivo que inclua o respeito ao colega, o cumprimento dos horários e das normas estabelecidas pela escola.
As salas de aula são fechadas durante os intervalos e os espaços são organizados das seguintes maneiras: quadra para o futebol ou outra atividade definida pelo grupo, lounge, biblioteca, área do basquete, mesa de pingue-pongue, jogos de tabuleiro e outros.
O rodízio de uso desses espaços é organizado pela equipe de assistentes e gerência operacional. Os alunos de Year 1 a 5 são acompanhados durante todo intervalo por membros da equipe docente. Alunos de Year 6 a 9 são supervisionados por membros da equipe docente que revezam entre si, mas que não são fixas nos espaços coletivos.
O aluno deve estar atento e calcular tempo para beber água e se preparar para o início das aulas antes do sinal bater.
Permanência na escola à tarde - Monitoria
O aluno poderá permanecer na escola à tarde para realizar as seguintes atividades: atividades em grupo, lições de casa, oficinas, plantões, aulas e avaliações de recuperação, monitoria, cursos opcionais ou extracurriculares.
O aguardo do aluno que fica à tarde é na piazza, com supervisão de professores e assistentes. A liberação do aluno para subir com os profissionais da Monitoria ou das atividades Afterschool é às 15h45.
Uso do jaleco dentro do laboratório
A integração do experimento prático com a conceituação teórica de um assunto sempre foi o melhor caminho para um bom aprendizado. Por questão de segurança e higiene é obrigatória a utilização do jaleco nas aulas de Laboratório com as seguintes características: branco, manga longa, algodão e até os joelhos.
Namoro na escola
A escola reconhece o namoro como algo saudável na vida dos jovens e valoriza o relacionamento afetivo, porém espera do estudante uma conduta coerente com o ambiente escolar.
A Kinder Kampus School orienta os alunos em relação a esse tema e, em caso de reincidência de posturas inadequadas, aplicará medidas socioeducativas.
Escola Bilíngue da Educação Infantil ao Fundamental II
Fone: 11 3501-4066 / 3743-7552
Rua: Dep. João Sussumu Hirata, 480
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fone: 11 3501-4066 / 3743-7552
Rua: Dep. João Sussumu Hirata, 750
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
MATRÍCULAS: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Desenvolvido por eNuevo Digital